Foi iniciada na última terça-feira, 1º de setembro, uma das obras de drenagem mais cobradas pela população da cidade de Bom Jesus da Lapa. Trata-se do famoso canal a céu aberto existente nos bairros Nova Brasília, Beira Rio, Centro e Cavalhada.
Em parceria com a prefeitura, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto está fazendo a implantação de manilhas, bocas de lobos, PV´S (Poços de Visitas) e diversas mudanças nas ligações de esgotos existentes hoje nas residências e que são direcionadas para um canal a céu aberto.
A ação conta com o apoio do município e com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico que cedeu máquinas para auxiliar este serviço.
O atual canal descoberto tem sido usado por muitos moradores como local de descarte de lixo e esgoto. Com as mudanças propostas através dessas obras, além de dificultar o descarte de resíduo sólidos no sistema de drenagem, todo o esgoto que é lançado pela população será redirecionado para as redes de coletas já existente implantadas pelo SAAE. Também através de convênio com a FUNASA a Prefeitura municipal está construindo 88 banheiros em casas que margeiam o canal e que até então lançam seus resíduos nele.
Com a construção desses novos banheiros, as ligações de esgoto estão sendo mudadas pelo SAAE para a rede coletora que já existe a vários anos, porém não vinha sendo usada.
No período de chuvas, toda a água pluvial que vem dos Bairros Nova Brasília, Beira Rio, parte da Amaralina, Cavalhada, São Miguel I e Guarani, descem para lagoa de contenção que acaba enchendo, ficando assim os moradores do entorno sujeitos a alagamento das suas residências e ao desalojamento. É essa água pluvial que é bombeada no período chuvoso pelo SAAE.
Em relação ao Esgotamento Sanitário do bairro Beira Rio, o Diretor do SAAE Gerson Nunes afirma que desde o ano de 2013 todo o bairro teve redes coletoras de esgoto implantadas pela Autarquia e também uma estação elevatória que faz o bombeamento do esgoto coletado para estação de tratamento situada no bairro São Miguel II.
“Infelizmente muitos moradores anteriormente à implantação desta rede, fizeram suas canalizações internas direcionadas ao canal de drenagem que passa no fundo destas residências e mesmo tendo, desde 2013, a rede coletora de esgoto a disposição desses moradores nas suas ruas, os mesmos resistem em mudar suas instalações sanitárias para esta. Um dos motivos dessa resistência é a impossibilidade financeira desses moradores, que se encontram em estado de pobreza extrema. Diante dessa situação O SAAE de Bom Jesus da Lapa fica limitado, uma vez que, por força legal não pode promover ligações intra-domiciliares” informou Gerson Nunes.
Buscando resolver esse impasse o SAAE participou da elaboração de um convênio entre o município de Bom Jesus da Lapa e a FUNASA, para promover melhorias sanitárias, com novos banheiros e mudanças na tubulação interna) das residências que precisam de requalificação para se ligarem a rede existente, rede esta, que até então não vem sendo usada por alguns moradores por falta de nível dos atuais banheiros domiciliares já construídos. Este convênio teve o recurso liberado e a construção dos banheiros já estão sendo feitas.
O manilhamento do canal também proporcionará a redução da proliferação de mosquitos e toros insetos que tanto incomoda os moradores atualmente. A prefeitura está repassando o material, e o SAAE executando. “Assim que forem concluídas estas obras de melhorias sanitárias, teremos melhor salubridade desta área”, finaliza o Diretor.