Nesta segunda-feira, 31 de agosto, foi aberto o período de realização das convenções partidárias para que as legendas escolham os seus representantes para disputa de cargos eletivos no próximo pleito. O período de convenções se encerra no dia 16 de setembro.
A candidatura só existe a partir do momento em que ocorre a convenção partidária e posterior registro perante a justiça eleitoral. E as duas novidades para as convenções deste ano são: o fim das coligações proporcionais para o cargo de vereador e a possibilidade de realização de convenções na modalidade virtual, em razão da pandemia.
Após as convenções, os partidos terão até às 19h do dia 26 de setembro para registrar a candidatura dos seus representantes na Justiça Eleitoral. A partir desta data, será iniciado o calendário eleitoral propriamente dito, com todos os atos de campanha.
As datas já estão adaptadas ao panorama da pandemia, que fez com que o cronograma fosse alterado em 45 dias, garantindo mais condições sanitárias para a realização do pleito, o que também fez com que o primeiro turno da eleição fosse adiado de 4 de outubro para 15 de novembro.
Atualmente o Cartório da 71ª Zona Eleitoral de Bom Jesus da Lapa está trabalhando na convocação dos mesários e membros das mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como os eleitores que atuarão no apoio logístico dos locais de votação das Eleições Municipais 2020. O prazo vai até metade de setembro.
A justiça eleitoral também já decidiu excluir a identificação biométrica nos dois turnos. O Tribunal Superior Eleitoral também ampliou o horário de votação nas eleições municipais deste ano. Com isso, as urnas serão abertas uma hora mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7 às 17 horas, sempre no horário local. Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos.