Bahia.ba
Visando o futuro retorno das aulas, suspensas devido à pandemia de Covid-19, a comunidade escolar de Salvador começou a ser testada para o novo coronavírus, em uma ação do governo da Bahia, que já passou por alguma cidades do interior.
Nesta segunda-feira (31), a testagem começou em estudantes, professores e funcionários de escolas do Subúrbio Ferroviário, no Colégio Estadual Raymundo Matta, no Lobato, que atendeu a comunidade da própria unidade escolar.
Na terça-feira (1º), a aplicação vai acontecer no mesmo local, mas voltada para a comunidade escolar do Colégio Estadual Ailton Pinto, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os testes são do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que acompanhou o início das testagens no Colégio Estadual Raymundo Matta, falou das perspectivas da ação no Subúrbio Ferroviário.
“É muito bom ver que a comunidade atendeu ao chamado de participar dos testes, principalmente por sabermos que dificilmente teriam acesso ao teste, seja por custo ou pela distância para fazê-lo. Também é bom destacar que, em caso de positivo, estes passarão a ser acompanhados pelo sistema de saúde, com todas as orientações. Os resultados também serão um parâmetro para o nosso planejamento de volta às aulas, mesmo que ainda não tenha uma data definida”, afirmou, ao salientar a parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
A estudante Taiana Nascimento, do 3º ano do Ensino Médio, aproveitou para garantir o teste perto de casa. “Muito bom esta testagem na escola, porque sou asmática e, assim, evito percorrer uma distância maior. E, como soube que os resultados podem ajudar no retorno às aulas, também fiz questão de participar porque estou torcendo para que possamos voltar logo para a escola”.
Para o estudante Kelvin Oliveira, do 1º ano do Ensino Médio, a testagem ajudou a ter uma maior tranquilidade sobre a saúde. “Gostei muito de participar do teste no colégio, porque fico sabendo como está minha saúde. Mesmo estando de quarentena, é bom fazermos o teste”, afirmou.
A mãe de Kelvin, Josenita Oliveira, que acompanhou o filho, também ressaltou a importância da iniciativa para a família. “Eu queria agradecer por termos esta testagem porque, como mãe, estava preocupada sobre a volta às aulas. E vejo que está havendo uma preocupação do governo também com a família, pois tenho uma outra filha em tratamento oncológico e, com o teste, fico mais tranquila certificar que Kevin não é um portador do vírus para dentro de casa”, contou.
Segundo a merendeira Diná dos Santos, a testagem visa preservar a saúde de toda a comunidade escolar. “Queremos que todos os estudantes participem, assim como professores e funcionários, para darmos mais segurança aos jovens e a todos nós”, comentou.
A previsão nesta primeira etapa, que envolve 12 unidades escolares até o dia 23 de setembro, é alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. De acordo com a programação, cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar.
Como será a testagem
A testagem acontecerá de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha e Alto da Terezinha. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.
Calendário de aplicação
– O Colégio Estadual Raymundo Matta, escola-polo do Lobato, sediará a testagem das comunidades escolares dos colégios estaduais Ailton Pinto, no dia 1º de setembro, e do Dalva Matos, no dia 2 de setembro.
– No dia 3 de setembro será realizada a testagem de estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, na própria unidade escolar.
– Nos dias 4 e 8 de setembro, será feita a testagem da comunidade escolar do CPM do Lobato, na própria unidade escolar.
– No dia 9 de setembro, será realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Aristides de Souza, escola-polo de São João do Cabrito e Plataforma. Esta unidade sediará a testagem da comunidade escolar do Bertholdo Cirilo, nos dias 10 e 11 de setembro, e do Colégio Estadual de Plataforma, no dia 14 de setembro.
– O Colégio Estadual Clériston Andrade será polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma e testará nos dias 15, 16 e 17 de setembro a sua própria comunidade escolar; no dia 18 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo; e no dia 21 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza.
– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, nos dias 22 e 23 de setembro.
Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.