O município de Brotas de Macaúbas, com 10.231 habitantes, é o único dos 36 da região Oeste sem casos positivos de Covid-19.
O levantamento feito com base em informações divulgadas pelos boletins da Sesab somado a dados das prefeituras municipais até a manhã deste terça-feira(25), dos 417 municípios baianos, apenas Brotas de Macaúbas, Ipupiara e Novo Horizonte não têm casos confirmados de Covid-19.
O prefeito de Macaúbas, Litercílio Júnior (PT), destaca que a equipe de vigilância está “bastante antenada e dinâmica”.“Às vezes a pessoa já não mora aqui, mas no cartão do SUS consta a cidade natal, aí a gente tem que correr pra informar ao estado que a pessoa não mora no município”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.
Entre as ações em vigor estão as barreiras sanitárias, implantadas na sede e no povoado de Cocal, a 130 km do centro da cidade, a formação de equipes volantes para monitorar a situação dos povoados mais distantes e a criação do canal “Disque Saúde”.
De acordo com o prefeito, a gestão permanece em estado de alerta porque os municípios no entorno já têm casos da doença, além do fato de que a cidade abriga parques eólicos em fase de construção e funcionários das obras, que são de outros municípios, frequentemente viajam para Brotas de Macaúbas. “Fomos pra dentro da empresa conversar sobre os decretos e fazer triagem pra restringir a vinda do pessoal de fora. Nós não aceitamos a vinda deles pra não colocar em risco a vida dos outros, mesmo sabendo que energia é um bem social”, ressalta.
Quanto à cobertura de saúde, o prefeito explica que foi montada uma estrutura de isolamento no único hospital da cidade e criado também um centro de atendimento para coleta de exames de coronavírus. Em meio a isso, como mais uma forma de preservar a saúde de portadores de outras comorbidades, a gestão municipal instituiu o programa “Medicamento em Casa”, que entrega gratuitamente remédios de uso contínuo na residência de pacientes com diabetes, glaucoma, hipertensão e outras doenças.