Moradores de Bom Jesus da Lapa  denunciam empresa que está recuperando a BA-160 por retirar sem autorização água da Lagoa da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A água para recuperação do trecho da BA-160 continua gerando polêmica em Bom Jesus da Lapa. Moradores dizem que a empresa que executa a obra tem buscado de forma irregular conseguir água para a execução da recuperação da via.

Após um impasse, no trecho próximo a localidade de Lagoas Dantas, na zona rural de Paratinga, que precisou da intervenção da Polícia Civil, agora moradores do bairro Fazenda Campos, na cidade de Bom Jesus da Lapa, estão acusando a empresa por abrir uma estrada para pegar água na Lagoa da Lapa, sem autorização.

“Eles chegaram aqui  na Fazenda Campos, na manhã deste domingo(23), com uma máquina, e abriram uma estrada até a Lagoa da Lapa para pegar água. Essa empresa não pode chegar aqui dessa forma, sem autorização e começar a pegar água da nossa lagoa, sem saber do mal que isso pode causar. Precisamos que a Secretaria do Meio Ambiente tome conhecimento”, disse um morador ao site Notícias da Lapa.

O Notícias da Lapa entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, Lúcio Flavio. Ele afirmou  que a empresa não solicitou nenhuma autorização para entrar na área, e que na manhã desta desta segunda-feira(24),  já buscou resolver junto a construtora a situação.

Além da água, os impactos ambientais, com a supressão da mata no local pode configurar uma outra infração ambiental.

Lúcio afirmou, que a empresa já deu entrada com a documentação na Agência Nacional de Águas (ANA) pedindo a autorização para retirar água do Rio São Francisco. “Eles vão precisar de muita água para fazer a estrada, só que tem que ser dentro da  legalidade, e solicitar a autorização”, disse.

O secretário de Meio Ambiente informou que a empresa não irá retirar água da Lapa da Lapa para recuperação da BA-160, e sim do Rio São Francisco.