Após mortes por coronavírus, Bom Jesus da Lapa chora a dor das primeiras perdas causadas pela doença

0
GrupoSCosta-350x250px

Segundo o Ministério da Saúde, 109.888 óbitos já foram registrados no Brasil de pessoas  com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Os dados são divulgado diariamente pela Pasta.

Em comum, parte dessas vítimas tinham mais de 60 anos. Também apresentavam comorbidades, que são doenças relacionadas que predispõem o paciente a desenvolver um caso grave, como hipertensão, diabetes ou cardiopatia, por exemplo. Contudo, há casos de idosos saudáveis e até mesmo de jovens infectados.

Apesar da importância de conhecer os sintomas e predisposições dos infectados, o que os dados divulgados diariamente não mostram é a dor deixada por quem se foi.

Os relatos de familiares e amigos de quem não sobreviveu ao vírus mostram as faces dessa pandemia: a dor de não poder abraçar alguém na hora da perda por conta do isolamento social e do risco de também estar infectado.

Bom Jesus da Lapa, no Território Velho Chico, após três meses  do primeiro caso confirmado da Covid-19, sentiu a dor da primeira morte de um lapense registrado na cidade: o idoso Celso Pedro, popularmente conhecido como Seu Celso, de 84 anos. Já nesta terça-feira(18), o segundo rosto que o município perdeu foi do Senhor Tomé, de 82 anos, ocorrido em Salvador, após 20 dias de luta contra a doença.

Em um relato divulgado nas redes sociais, por meio de um áudio, dona Eleonora, esposa do Senhor do Tomé, que também pegou o vírus, mas conseguiu vencer a doença, comunicou a morte do marido em lagrimas, e também pediu que a população leve a sério a Covid-19. “Meus amigos e amigas da saúde, é com muito pesar que estou mandando esse áudio pra vocês, com tanta dor – acabei de perder o meu velhinho. 01 hora da manhã não consegui mais conter as minhas lágrimas, a minha dor. E doido de mais a  maneira que ele partiu, a maneira que ele adquiriu esse vírus maldito. É muita dor – eu sei que vamos partir um dia, mas ninguém merece essa maldita doença”, disse.

Chorando, ela pede para as pessoas cuidarem de si e das pessoas que amam. “Cuidado! Cuide dos seus, porque é muita dor, é uma dor insuportável […] não somos nada nessa terra. Senhor, misericórdia! Cuida Senhor de todos! É muita dor!”, finalizou.

As duas primeiras vítimas fatais da Covid-19 em Bom Jesus da Lapa  são  mais do que estatísticas de uma pandemia, são rosto de pessoas  que construíram trajetórias de vida na cidade que amavam, e que deixarão  um grande legado.

O site Notícias da Lapa se solidariza com os familiares e amigos das vítimas.

Conforme o  mais recente  boletim epidemiólogo divulgado pela prefeitura, o município tem 216 casos confirmados da doença. Ao todo, o número de pessoas curadas na cidade é de 164.