As três tradicionais romarias realizadas no Santuário do Bom Jesus da Lapa: a Romaria da Terra e das Águas, Romaria do Bom Jesus da Lapa e, em setembro, a tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora da Soledade, passaram a ser destaque nos principais meios de comunicação regional e Nacional, a exemplo da Rede Vida, TV parecida, Rede Globo, entre outros.
Esse esse ano, em função da pandemia da Covid-19, a cidade que estava acostumada com as visitas de romeiros e turistas de todo o Brasil e de várias partes de mundo, precisou se reinventar, para proteger o seu principal patrimônio, criando vários protocolos. Que além de mudar a relação dos fiéis e turistas com a cidade, também precisou mudar o formato das romarias, que passaram a ser realizadas de forma virtual. As primeiras experiências sem a presença de romeiros foram as Romarias do Terço dos Homens realizada no início do mês de maio e a da Terra e das Águas, que foi também, exclusivamente virtual. Já agora no mês de agosto, foi a vez da tradicional Romaria do Bom Jesus da Lapa, com 329 anos de história, também ser readaptada ao cenário de pandemia para não ser cancelada.
A Romaria do Bom Jesus da Lapa começou no último dia 28 de julho, e chegou ao final nesta quinta-feira, 6 de agosto, com a grande festa. Nesses dias, sem a presença de romeiros, que lotavam rancharias, hotéis e pousadas da cidade, como também as praças e o mercado municipal durante os dias de novena, deu lugar para o silêncio.
E mesmo, a Romaria do Bom Jesus da Lapa sendo realizada forma virtual, o evento continua se destacou nesse período de pandemia, sendo transmitida nacionalmente pela TV Aparecida, Rede Vida, TV Pai Eterno, TVE e com chamadas na Rede Globo, com destaque nos jornais diários da Rede Bahia.
Nos anos anteriores, somando as ações realizadas pelo Santuário, com o apoio do Poder Público, fez com que cidade batesse um recorde de público de mais de dois milhões e meio que passaram por Bom Jesus da Lapa durante o ano de 2019, segundo a Secretaria Municipal de Turismo e do Santuário. E mesmo fora das épocas das tradicionais das romarias, milhares de romeiros continuavam visitando a cidade como sinal de fé e gratidão.
As festas religiosas realizadas em Bom Jesus da Lapa, além de receber milhões de pessoas por ano, geram emprego, renda e movimentam bastante o setor hoteleiro. Com destaque para a Romaria do Bom Jesus da Lapa, que tem 329 anos de história, e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. Se destacado como uma das três principais romarias realizadas no país, junto com a Romaria de Aparecida, no estado de São Paulo e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.