A Câmara Municipal de Sítio do Mato definirá nos próximos dois meses o novos prefeito e vice-prefeito da cidade, em sessão extraordinária. A eleição indireta deverá ocorre após o prefeito Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior (PDT) ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia na última segunda-feira(27). A decisão negou o recurso do agora ex-prefeito, e manteve a cassação do mandato e o registro da chapa referente às eleições de 2016 foi indeferido.
Faltando apenas cinco meses para o final do mandato, a presidente da Câmara de Vereadores Maria Marta (DEM), assumirá a prefeitura interinamente até a realização da nova eleição, segundo a determinação do TRE.
A legislação estabelece, que a Câmara deverá receber candidaturas. No pleito que definirá a nova composição do Executivo municipal, apenas os nove vereadores terão direito a voto, e sem espaço para declarações durante a sessão. Logo, aquele candidato que obtiver cinco votos ou mais, será considerado eleito. A posse ocorrerá imediatamente após a votação.