Um incêndio de grandes proporções voltou a consumir na noite desta quinta-feira(16), área próxima ao aeroporto de Bom Jesus da Lapa. A Associação dos Bombeiros Civis da cidade e a Aeronáutica foram, além da prefeitura que disponibilizou dois carro-pipa, foram acionados para atender uma ocorrência. A ação também contou com o apoio da brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) de Serra do Ramalho.
De acordo o presidente da Associação de Bombeiro Profissional Civil de Bom Jesus da Lapa (ABPC), Anderson Leão, o incêndio pode ter sido causado por fogos de artifício no fundo da do aeroporto. Ele destaca, que a área se encontra em situação crítica, e precisa de uma limpeza, já que o campi tá muito alto, com um acúmulo de “combustível muito grande”. Tem que fazer uma preventiva lá, ou uma queima controlada ou uma limpeza do local para evitar esse tipo de situação”, disse.
Anderson afirma, que o incêndio foi de grande proporção, e se não fosse controlado, a situação poderia ter sido muito complicada.
O Corpo de Bombeiros Civis alertou que, neste período de estiagem, os incêndios florestais ou em vegetação colocam em risco pessoas e bens, além de provocar danos ambientais, muitas vezes irreversíveis.
No período de seca, com vento e baixa umidade relativa do ar, pequenas fagulhas podem se propagar provocando um grande incêndio, por este motivo, é preciso estar atento. A prática de queimadas é crime de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), artigo 41, com pena prevista de reclusão.
CLIQUE AQUI. CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA E FIQUE ATUALIZADO.