Um idoso que faleceu em Santa Maria da Vitória e testou positivo para Covid-19 teve o velório e o enterro abertos ao público na última semana no Distrito de Inhaúmas, zona rural do município. O risco de contaminação deixou as autoridades do município em estado de alerta, que orientaram os moradores a ficarem em quarentena.
Já nesta segunda-feira(6), exames apontaram que a contaminação, chegou também a quatro pessoas da localidade que participaram do velório e testaram positivo para a doença através de teste rápido.
O resultado aumentou o nível de alerta no município, e levou a prefeitura a buscar o apoio do comando da 30ª CIPM de Santa Maria da Vitória e da Polícia Civil, onde junto decidiram pelo lockdown no Distrito.
O Ministério da Saúde afirma que falecidos por coronavírus podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios que juntem muitas pessoas em um ambiente fechado não são recomendados. O protocolo recomenda que o caixão deve permanecer fechado e pessoas do grupo de risco da doença não participem das cerimônias.
Embora ainda estivesse aguardando o resultado oficial do teste para coronavírus, a prefeitura da cidade informa que alertou os familiares a não realizar o velório e enterro de forma tradicional, já que o resultado do exame ainda não tinha saído. No entanto a orientação não foi seguida.
Novos exames continuam sendo feitos e as autoridades seguem monitorando os moradores da comunidade rural. A situação é de alerta.
CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA E FIQUE ATUALIZADO.