Em nova medição realizada no final da tarde deste sábado, 4 de julho, o nível do Rio São Francisco se mantém em 3,42 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, de acordo o monitoramento feito para Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, feito por Dona Maria Alice na Barrinha.
Mesmo com o início do aparecimento de alguns bancos de área, o Rio São Francisco iniciou o segundo semestre de 2020 na cidade de Bom Jesus da Lapa com o nível acima da média normal, diferente dos registros efetuados em anos posteriores. Em anos anteriores, no tempo desse, já estava cheio de coroas. E o povo vinha para Barrinha, banhar no rio e brincar de bola. Já esse ano o nível do nosso rio São Francisco, graças a Deus, tá segurando. Ele tá vazando pouquinho, sobe 2 centímetros, depois baixa 1, e fica assim”, diz Dona Maria Alice.
Conforme o acompanhamentos feito pelo site Notícias da Lapa, o Rio São Francisco se mantem acima do normal há mais de cinco meses, diferente dos últimos anos. Considerando que em 2020 o rio apresentou duas cheias na cidade de Bom Jesus da Lapa nos três primeiros meses do primeiro semestre. A primeira cheia foi causada pelas chuvas que caíram na região do Norte de Minas Gerais, onde o nível do rio chegou a 7,33 metros. Já a segunda, aconteceu após a Cemig realizar a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, e fez o nível do rio elevar em 8,14 metros.
A partir do mês de março o Velho Chico começou a baixar na cidade de Bom Jesus da Lapa, mas se mantendo próximo aos 6 metros. E no mês de abril continuou baixando, iniciando o mês de maio com 5,34 metros. E mesmo sem chuvas, o nível tem diminuído de forma lenta, baixando apenas 1,98 metros nos últimos dois meses.
Com as cheias desse ano, os peixes voltaram a aparecer no Velho Chico. Como também nas lagoas e alagadiços localizados nas margens do rio, a exemplo da Lagoa da Lapa, que voltou atrair diversos pescadores, após receber grande quantidade de água.
CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA E FIQUE ATUALIZADO.