Eleições 2020: Fake News aumentam em Bom Jesus da Lapa e pessoas são investigadas, afirma delegado

0
GrupoSCosta-350x250px

Poucas coisas são tão valiosas como a informação. Ela determina o nosso jeito de pensar, de agir ou mesmo votar. Agora imagina só o perigo apostar todas as fichas em algo que não aconteceu, ou pelo menos, não daquela forma.

Com a proximidade das eleições neste ano é crescente a preocupação dos especialistas e autoridades com a distorção, a desinformação, a informação incompleta e enviesada, e as mentiras disseminadas como verdades, com ataque a pessoas. Conhecidas pelo termo em inglês fake news, as notícias falsas, tem causado preocupação e vem levando a Polícia Civil  a instaurar vários procedimentos em Bom Jesus Jesus da Lapa.

De acordo com o Delegado Titular da Delegacia da Polícia Civil da 24ª COOPIN de Bom Jesus da Lapa, Dr. Marcos Aurélio Porto, em entrevista cedida nesta segunda-feira(22) ao Jornal da Hora, da Rádio Bom Jesus FM, o número de pessoas  vítimas de notícias falsas através do aplicativo de mensagens Whatsapp tem aumentado na cidade, envolvendo a questão eleitoral, com o registro de várias ocorrências.  “Nós sentimos que esse período pré-eleitoral os ânimos dos grupos que disputam a eleição, os mais fervorosos, passam a cometer crimes na defesa dos seus candidatos, e  os próprios [pré]candidatos também. Então, já existe investigação em andamento, algumas pessoas já foram identificadas, e estão sendo ouvidas”.

“Procedimentos estão sendo encaminhados a justiça, no sentido, que nós não vamos permitir, e vamos coibir todo e qualquer excesso que esteja sendo cometido através das redes sociais. São atitudes que nós não vamos permitir. E aquelas pessoas que se sentirem ofendidas, a delegacia está aberta, a disposição do cidadão, para que possa registrar a sua ocorrência, e vamos sim estar encaminhando ao Poder Judiciário todos esses procedimentos que forem instaurados”, disse.

Na última semana uma operação da Polícia Civil apreendeu equipamentos e uma pessoa na cidade de Luis Eduardo Magalhães acusadas, pelos crimes de calúnia, difamação, falsidade ideológica e associação criminosa, por supostamente integrar um esquema de produção de perfis falsos nas redes sociais no município.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.