A Secretaria de Saúde de Malhada, no sudoeste baiano, confirmou neste sábado(6) o primeiro caso de Covid-19 no Município.
O paciente infectado pelo coronavírus é um homem de 23 anos e reside na zona rural. E de acordo o Secretário Wesley Carneiro, o diagnóstico foi feito por meio de teste rápido na sexta-feira (5). O malhadense apresentou os sintomas leves com características da doença e na segunda quinzena de fevereiro, em Barreiras, quando o vírus não tinha ainda atingido a região.
O paciente retornou para Malhada no dia 20 de março sem apresentar sintomas, no entanto, no dia 1º de junho viajou para Luís Eduardo Magalhães, onde testou positivo. Há suspeita que o paciente entrou em contato com o microrganismo em uma infecção antiga, já não transmitindo mais a doença.
Ainda de acordo com o secretário, o teste realizado deu positivo para IgG (o que significa que o paciente entrou em contato com o vírus e não mais transmite a doença). E testes serão feitos nos familiares do paciente por questão de segurança.