Com a confirmação de casos positivos para a COVID-19 no município de Bom Jesus da Lapa diversas ações foram tomadas, dentre elas a ampliação pela Vigilância Epidemiológica com apoio da Policia Militar e Guarda Municipal no monitoramento nas entradas da cidade para 24h.
Além disso outra medida tomada foi o embarreiramento da entrada de Paratinga próxima a nova rodoviária, essa barreira foi implantada para que os veículos se dirigissem para outra via de acesso a área urbana. Já as duas principais entradas da cidade, a BR-430 e a BR-349, as barreiras sanitárias estão instaladas desde o mês de março onde os membros da Vigilância estão munidos de todos os equipamentos para registrar as pessoas que chegam na cidade.
Os veículos são parados e os passageiros são abordados. São verificadas as temperaturas das pessoas que chegam e são anotados os contatos telefônicos e endereços. Os chegantes recebem orientações para as medidas e cuidados que devem ser tomados.
A Barreira Sanitária tem a dinâmica de triagem através da abordagem das pessoas. É aplicado um questionário sobre a saúde dos abordados. É verificado se há alguém com sintoma de COVID-19, que são os sintomas gripais, como febre, gripe, tosse e problemas respiratórios.
Os viajantes provenientes de localidades com caso positivo e que não apresentarem sintomas são orientados a permanecerem em isolamento domiciliar por sete dias e caso esteja apresentando sintoma gripal por 14 dias, no qual deve preencher uma ficha individual e são avaliados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica – VIEP.
As abordagens preventivas tem como intuito detectar casos suspeitos de Coronavírus para uma posterior investigação e monitoramento do suspeito, além do registro de todos os contatos que estavam juntos a pessoa que seja suspeita.