Com o aumento do número de infectados pelo Covid-19 no país e a crescente procura por produtos desinfectantes, como o álcool em gel por exemplo, a Universidade Federal do Oeste da Bahia iniciou desde o mês de abril a produção de álcool glicerinado na região oeste da Bahia, conforme recomendação da OMS, que tem o mesmo efeito contra a contaminação.
No Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa os produtos são produzidos com a participação dos técnicos administrativos em educação, Helio cordeiro dos Santos e Keila Ferreira Gomes, sob a orientação do professor de química Dr. Jorge Luís Oliveira Santos, em parceria com a prefeitura do município. O primeiro lote de material, de 100 litros de álcool glicerinado para uso no combate à pandemia da Covid-19, foi entregue a Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira(19), e contou com a presença do prefeito Eures Ribeiro. E de acordo o gestor o produto será destinado para a Secretaria Municipal da Educação, para serem fornecidos aos pais dos alunos do ensino básico, que e estão indo frequentemente às escolas pegar as atividades do estudo dirigido.
De acordo o Diretor do Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa, o professor Tony Silva Almeida, a proposta é ampliar a produção de insumos, para doar aos funcionários terceirizados e a espaços de atendimento a idosos no município. E pede para para a população, no caso quem poder, fazer doação de álcool a 92%, glicerina a 98% e água oxigenada a 3%. “O mínimo que a universidade pode fazer nesse momento é disponibilizar seus laboratórios e pessoal para a sociedade num momento como esse que atravessamos”, disse.
“Esse projeto de extensão mostra que além de ensino e pesquisa a universidade também pode dar respostas rápidas e práticas para os problemas sociais”, destacou o Diretor.
Quem tiver interesse em colaborar, é só ligar para o número: (71) 9 91910234.
A UFOB tem realizado diversas ações no apoio ao enfrentamento ao coronavírus, a exemplo projeto CoronaVidas, idealizado por por professores da instituição, que tem produzido Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na região e na Bahia, e passando a ser copiado por várias universidade públicas do Brasil. Em Bom Jesus da Lapa o projeto já doou EPIs para as Secretarias Municipais de Saúde lapense e Riacho de Santana.