A 5ª edição da Marcha pela Paz foi cancelada foi pelos organizadores do evento em função da pandemia de coronavírus que atinge o mundo. O evento ocorreria nesta terça-feira, 12 de maio.
A marcha surgiu a partir da mobilização popular, buscando junto ao poder público encontrar soluções para reverter o quadro negativo sobre segurança e justiça enfrentado pela população de Bom Jesus da Lapa, debatendo e buscando criar alternativas políticas junto ao poder municipal e estadual que resultem em soluções efetivas de direitos, justiça e paz. Exemplos da luta são a elevação da Comarca da cidade, instalação de câmeras nos bairros e a Ronda Maria da Penha.
O movimento da “Marcha pela Paz” teve início no município em 2016, quando foi criada a Comissão Permanente pela Paz, formada pela Loja Maçônica Luz e Liberdade, Loja Maçônica Acácia Lapense, Centro Espírita Obreiros do Porvir, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Igreja Católica e Comunidade Evangélica.
O principal objetivo da caminhada é de sensibilizar a população, refletindo juntamente com ela a necessidade de se viver em Paz dentro da comunidade e da família, nos lares e na própria sociedade como forma de enfrentamento à violência nas suas diversas expressões.