Após intervenção  da Defensoria Pública, família de paciente de Bom Jesus da Lapa internada em Salvador poderá sacar auxilio emergência

0
GrupoSCosta-350x250px

Uma mulher com câncer, que contraiu o Covid-19 durante o tratamento em um hospital em Salvador, poderá sacar o auxílio emergencial do Governo Federal, mesmo estando hospitalizada. O pedido do pagamento do benefício foi feito pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).     A paciente está internada agora em outro hospital, também em Salvador, e sem previsão de alta hospitalar. Ela já havia obtido aprovação para recebimento do auxílio emergencial, pois é beneficiária do Programa Bolsa Família, entretanto, devido ao seu estado de saúde, não tinha como fazer o saque. Assim, seu marido, com quem tem três filhos, buscou a Defensoria Pública em Bom Jesus da Lapa para conseguir autorização para retirar o dinheiro, pois está sem ter como prover recursos para o sustento familiar.

Na decisão, a Justiça destacou que a liminar foi deferida ao considerar “a plausibilidade do direito pretendido” e a “extrema situação de excepcionalidade social vivenciada em nosso país ante a propagação da Covid-19, a qual exige medidas céleres nos diversos setores do setor público”.

Para a defensora pública Claudia Conrado, que atua em Bom Jesus da Lapa, as pessoas em situações de vulnerabilidades, e que são justamente aquelas assistidas pela Defensoria, são as que estão sendo as mais atingidas pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus. “O importante é a população saber que pode contar com a Defensoria Pública para auxílio e defesa dos seus direitos nesse momento de pandemia que estamos vivendo”, afirmou.