A primeira grande Romaria do ano no Santuário do Bom Jesus da Lapa, na cidade de Bom Jesus da Lapa, do Terço dos Homens, será realizada nos dias 8 e 9 de maio, sem a participação dos romeiros.
De acordo o Reitor do Santuário, Pe. João Batista Alves do Nascimento, CSsR, devido a pandemia do coronavírus o Santuário realizará a primeira romaria do ano de forma virtual, onde os fiéis poderão acompanhar as celebrações diretamente de suas casas. “É uma forma da gente continuar a nossa missão, fazendo o nosso trabalho espiritual, e recriando novas maneiras de chegar até os nossos romeiros diante da atual situação que estamos vivendo”, disse.
O reitor esclarece, que o Santuário tem buscado se recriar para continua com toda sua programação normal, usando todos os canais de comunicações virtuais disponíveis, como: a TV Bom Jesus, Youtube, Facebook, TV Aparecida e a Rádio Bom Jesus FM para continuar se comunicando com os romeiros e devotos de todo Brasil. “O Santuário continua aberto para visitações. A gente só não tem deixado criar aglomerações, já que nós estamos vivendo esse momento de pandemia, e precisamos orientar os nossos visitantes e também respeitar as regras para proteger as pessoas, seguindo todas determinações legítimas das autoridades”, frisou Pe. João.
Padre João destaca ainda, que o Santuário mantem na agenda todas as romarias promovidas durante o ano em Bom Jesus da Lapa, e que a Romaria do Terço dos Homens será a primeira experiência, mas que a definição para os próximos eventos, a exemplo da Romaria da Terra e das Águas, Romaria do Bom Jesus da Lapa e Romaria de Nossa Senhora da Soledade, vai depender dos acontecimentos futuros, especialmente das determinações dos superiores provinciais, que seguem as orientações das autoridades e do Ministério da Saúde.
Esta é a primeira vez, em 329 de história, que uma romaria ocorrerá apenas de forma online na capital Baiana da Fé.
Desde o dia 18 de fevereiro que as celebrações públicas estão suspensas no Santuário do Bom Jesus da Lapa e em toda diocese de Bom Jesus da Lapa, em função da pandemia. As instalações do santuário, permanecem abertas, mas sem atividades que geram aglomeração.
Com a rede hoteleira sem receber gente, poucas pessoas circulam pelo santuário. Mesmo assim, as missas continuam sendo celebradas, mas com portas fechadas e transmissão pela TV, além das redes sociais.
Clique AQUI e curta nossa página no Facebook, e fique atualizado diariamente.