Um avião fretado pelo governo dos Estados Unidos com imigrantes brasileiros a bordo aterrissou no aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), por volta das 23h40min de sexta-feira (07). Segundo o Itamaraty, 130 brasileiros estavam no voo.
O governo do Brasil tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem irregularmente nos EUA, o que representa uma mudança em relação à política de governos anteriores. Esse é o terceiro voo de deportados autorizado pelo Executivo. Em outubro de 2019, chegou a Belo Horizonte o primeiro voo. O segundo aterrissou em janeiro deste ano.
Uma fonte que acompanha o assunto explicou que a decisão brasileira foi tomada também pela mudança da lei norte-americana, que passou a tratar os imigrantes ilegais pegos na fronteira como “inadmitidos” e a mantê-los presos nos campos de imigração até a deportação. A não aceitação dos voos faria com que ficassem presos.
No entanto, pelas novas regras dos Estados Unidos, a chamada “deportação rápida” não inclui apenas os imigrantes ilegais pegos na fronteira, mas qualquer um que não consiga provar que morou nos Estados Unidos pelos dois anos anteriores, ininterruptamente. O Sul.