A cheia do rio São Francisco, que há vários anos não ocorria, tem chamado a atenção de quem convive diariamente com o Velho Chico e de autoridades do município que monitoram a situação, em alerta para possíveis inundações.
Nesta sexta-feira (07), Policiais Militares da 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa, reforçando o monitoramento que já vem sendo feito pela Defesa Civil do Município, Agência Fluvial da Marinha e CRPM, se aliaram à tecnologia para realizar uma importante ação nas comunidades de Ilha da Canabrava e em áreas próximas a cidade. Um drone, já usado pela Companhia para patrulhamento no município, foi utilizado também para auxiliar e mapear áreas de difícil acesso, como as ilhas.
O equipamento que foi doado pelos produtores do Distrito de Irrigação Formoso de Bom Jesus da Lapa tem se mostrado bastante útil em diversas ações de Segurança Pública e tem auxiliado a PM a prestar um melhor serviço para os cidadãos lapenses.
O objetivo da operação foi prevenir riscos com a cheia do rio São Francisco; avaliação de riscos de alagamento e preparação de mapas temáticos relacionados com as ameaças, vulnerabilidades dos cenários e áreas de riscos intensificadas e para articular com órgãos de monitoramento ações mais precisas.
O Rio São Francisco chegou aos 7,33 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, e havia o alerta de subir ainda mais, por conta das chuvas na cabeceira do rio em Minas Gerais. Mas já começou a baixar na região, diminuindo na manhã de hoje para 7,28 metros. E com base nas últimas avaliações, não existe riscos de inundações no município.
As autoridades continuam seu trabalho de monitoramento e qualquer alteração desse cenário é imediatamente repassado para a equipe de emergência.
Clique AQUI e curta nossa página no Facebook, e fique atualizado diariamente.