Centenas de católicos participaram da tradicional procissão fluvial pelo rio São Francisco em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes, em Bom Jesus da Lapa, na tarde deste domingo (12).
Antes da procissão, o Padre Nilson Claudino fez uma celebração na Barrinha, onde abençoou 55 mil alevinos que foram soltos no rio São Francisco pela Colônia dos Pescadores com o apoio da Codevasf. Após a ação, os fiéis seguiram em diversas embarcações por um trecho do rio, e retornaram para a praia da Coroa. Lá, uma grande quantidade de pessoas já aguardavam a chegada do andor, que saiu em procissão pela ruas da cidade de Bom Jesus da Lapa, até a Igreja da Nova Brasília.
Durante o trajeto da procissão no rio São Francisco, uma equipe da Marinha acompanhou as embarcações, orientando os condutores e passageiros, além de ajudar no embarque e desembarque.
A programão da festa do Bom Jesus dos Navegantes começou logo nas primeiras horas da manhã, com uma Alvorada festiva pelas ruas de Bom Jesus da Lapa, finalizando com um café da manhã na Colônia dos Pescadores.
Já no início da tarde, os devotos, lapenses e romeiros participaram de uma concentração cultural em frente da Igreja da comunidade do Bairro Nova Brasília, com a participação dos reisados das comunidades de Piranhas, de Nossa Senhora da Soledade e da Lagoa Grande.
Apesar de não haver uma data precisa sobre a origem da festa, acredita-se que ela tenha iniciado ainda no século XVIII, momento em que o tráfico negreiro e o comércio marítimo eram bastante intensos. O culto ao Bom Jesus dos Navegantes surge quando os marinheiros começaram a pedir proteção ao Bom Jesus contra as mazelas que os afligiam durante as longas viagens.
Fé e tradição podem definir as motivações dos devotos da religião católica em uma celebração que já dura 55 anos em Bom Jesus da Lapa.
Curta nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.