Faltando menos de dois meses para o término do prazo – que vai até 18 de fevereiro -, mais de 11 mil eleitores de Bom Jesus da Lapa ainda não fizeram o cadastro biométrico obrigatório. Dos 47.247 inscritos no município, 35.366 eleitores já efetuaram o cadastro, o que corresponde a 75,14%.
O Cartório da 71º Zona Eleitoral, localizada na Rua dos Escoteiros ,S/N, no bairro São João, pede para que os eleitores não deixem para realizar na recadastramento hora, já que o prazo final termina no próximo mês.
O eleitor pode tanto fazer o agendamento, como comparecer no Cartório que será atendido de acordo a ordem de chegada.
Como fazer a biometria
Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve cópia do documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar (mais os originais) – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.
O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado e não poderá votar.
Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – devem fazer o cadastramento caso desejem votar nas eleições.
O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.
Além de Bom Jesus da Lapa, a biometria obrigatória acontece também nas cidades de Serra do Ramalho e Sitio do Mato.
Mais informações, entrar em contato com o cartório eleitoral de Bom Jesus da Lapa, de segunda a sexta, ou pelo telefone: (77) 3481-4368.
O eleitor também pode fazer o agendamento pelo link do site do TRE-BA (http://agendamento.tre-ba.jus.br/), e pelo telefone (0800 071 6505). Ou se preferir, via whatsapp 71-3373-7223.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.