Bom Jesus da Lapa é o maior produtor de banana do País. Situação que o faz conhecido nacionalmente. Além disso, o fruto produzido na Terra da Banana é de qualidade única e por isso, está prestes a ter oficializado este reconhecimento através do registro de Indicação Geográfica (IG), que de acordo com Ministério da Agricultura é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire). Os trâmites para este reconhecimento estão em curso, com a ajuda do SEBRAE e tem previsão de conclusão no início de 2020.
Por isso, um grupo de cinco produtores do Perímetro Irrigado Formoso de Bom Jesus da Lapa viajaram até a cidade de Corupá (SC) para conhecer a experiência da banana mais doce do Brasil. Lá os produtores de banana do município catarinense de pouco mais de 15 mil habitantes, possuem o selo (IG) que atesta a característica única do fruto, que é 25% mais doce naturalmente, sem modificação genética, devido às características do solo, relevo e clima.
Nesse sentido, que o SEBRAE, e os produtores lapenses Antônio Márcio, presidente do Distrito Formoso; Ady Santos Oliveira, presidente da Fruta Oeste; Jocelino França Menezes, Gestor de Projetos da Unidade Regional do Sebrae de Barreiras; Ervino Teobaldo Kogler, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa; Luciano Seixas Ivo, Consultor do SEBRAE; e os agrônomos, Nelson Estêvão da Silva Jr. e Felipe Antônio Machado, justamente entendendo a metodologia adotadas pra conseguir atingir o objetivo final que é a certificação de Indicação Geográfica (IG). A banana de Bom Jesus da Lapa é destaque não somente em quantidade, mas também é uma das mais saudáveis do Brasil, pois é a que menos recebe defensivos agrícolas em todo país.
A ida dos produtores do Perímetro Irrigado Formoso de Bom Jesus da Lapa à cidade de Corupá, faz parte das ações promovidas pelo SEBRAE, juntamente com a Fruta Oeste e o Distrito de Irrigação Formoso, da realização dos trabalhos e encaminhamentos para solicitação do Selo do IG para a banana do Projeto Formoso, que poderá se destacar como uma das bananas mais saudáveis do Brasil. As ações começaram em 2018, e o selo deve ser solicitado já em 2020.