Saeb – O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), cedeu um imóvel público para a construção de um hospital regional na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste baiano. A unidade de saúde será o primeiro hospital da Bahia gerido por um consórcio municipal, mantido pelas 11 cidades da região do Território da Bacia do Rio Corrente e com apoio do Estado. O termo de cessão de uso foi assinado na manhã desta sexta-feira (8), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a participação do vice-governador João Leão.
O hospital regional será construído em uma área de 47 mil metros quadrados, cedida pelo Estado, situada no bairro Sambaíba. Serão beneficiados 280 mil moradores dos municípios pertencentes ao Território da Bacia do Rio Corrente (Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santana, São Felix do Coribe, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho, além de Santa Maria da Vitória).
A unidade hospitalar terá 110 leitos, sendo 10 de UTI infantil e outros 10 de UTI para adultos. O custo para a construção do hospital regional está estimado em R$ 49 milhões. Depois de construído, o modelo de gestão e financiamento do hospital será similar ao implantado pelo Governo do Estado nas policlínicas.
Nesse modelo, a unidade de saúde é mantida com verbas de diversos municípios, de forma compartilhada, ao invés de ser financiado por apenas uma cidade, que não teria recursos. O hospital será construído na cidade pólo da região, Santa Maria da Vitória, mas atenderá moradores de todos os municípios da região.
“Será um senhor hospital para atender bem a comunidade de Santa Maria da Vitória e de todos os municípios do território da Bacia do Rio Corrente”, afirmou Leão. O vice-governador ressaltou ainda que a maioria dos recursos já foi disponibilizada para a construção da unidade hospitalar.
O prefeito da cidade de Santa Maria da Vitória, Renato Leite, estimou que a licitação para a construção do hospital será realizada até abril do próximo ano. “A construção de um hospital no Território da Bacia do Corrente é um sonho para moradores da região, que agora vai se tornar verdade após essa cessão da área”, relatou o prefeito.
O prefeito de Santana, Marcos Cardoso, que também é o presidente do consórcio municipal que vai administrar o hospital após o termino da construção, também destacou o desejo de ter uma unidade hospitalar na região. “Aqui está sendo mais um passo com a transferência da área pertencente ao Estado para o município construir o hospital. Mais um passo para que esse sonho de todos nós, munícipes da Bacia do Rio Corrente, seja realizado”, comentou.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.
Valeu Marcão por inúmeras vezes fez reunião e encontros com o governador e vice João leão e os prefeitos da bacia do rio corrente para a criação do consórcio para criação do hospital regional
Comments are closed.