Quando do último dia 15 de agosto, uma das instituições educacionais mais importantes de Bom Jesus da Lapa completou 30 anos de existência: A Escola Promove que, há três décadas, forma cidadãos autônomos e criativos para uma sociedade mais justa, inovadora e solidária. A Promove, ao longo desses anos, evoluiu e inovou, sempre alicerçado na tradição alinhada a uma educação inovadora.
Pleno êxito em vestibulares
A Escola Promove é uma recordista no município de Bom Jesus da Lapa em se tratando de aprovações nos mais diversos e concorridos vestibulares país afora. O ensino disponibilizado propicia aos alunos a ampla probabilidade de obtenção de êxito nos vestibulares mais difíceis e disputados, além de papará-los para a vida. Ao chegar a este que é um dos momentos mais importantes, o aluno chega capacitado para que possa almejar aquilo que acreditam.
EX-ALUNO
Em uma homenagem realizada pela Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, nesta quinta-feira(16), um dos dois ex-alunos da Escola Promove, o advogado Rennan Leles usou a tribuna e relatou a respeito do período em que se dedicou aos estudos na instituição, e que foram exitosos tendo em vista as carreiras que optou por seguir.
Rennan parabenizou, e cumprimentou de forma especial a sua mãe, a vereadora Maria Leles, que juntamente com o presidente da Câmara, Miguel Leles, e o vereador Neto Magalhães, tiveram a “grandeza e sensibilidade, de idealizar esta Moção de Aplausos tão merecida. Parabéns pela iniciativa dos senhores!”.
“Antes de adentrar ao mérito desta moção, faço um parêntese para parabenizar todos aqueles que se dedicam a essa árdua missão de educar, não somente por vias de ministração do conteúdo, mas também por vias humanizadas, inclusivas, que capacitam os alunos muito além de conteúdos programáticos, ensinam a beleza de ser verdadeiramente humano”, disse o advogado.
Ele afirmou que a docência é um dom de Deus, e todos sabem, que atualmente, para exercer esta profissão é necessário muito amor e entrega, tendo em vista as restritas condições oferecidas. “Vocês são guerreiros e guerreiras que se dispuseram a essa grande via de ensino-aprendizagem. Parabéns por ser a profissão que educa e ensina todas as outras, parabéns pelo dia do professor comemorado nesta semana, precisamente dia 15 de outubro (não poderia haver data melhor para esta moção)”, frisou.
O ex-alunos relembrou de forma resumida a sua trajetória na Escola Promove, que começou em 2003 e finalizou em 2011, a qual ele carrega muita alegria pelo tempo que estudou na instituição. “Foram 7 anos de convivência, nesse período, inúmeros foram os aprendizados científicos e humanos, feiras de ciências, concursos de redação, olimpíada da
matemática, simulados para ENEM, experiencia prática de acompanhamento no LACEM com a professora Rina Leles, gincanas, jogos escolares, viagem cultural a Belo Horizonte e Outro Preto-MG, radio promove, São João, piscinada, entre tantas outras atividades que me proporcionaram uma excelente bagagem para iniciar o próximo passo que seria a graduação”, relembrou.
“Nesta instituição formei grandes amigos, muitos dos quais fazem parte até hoje do seleto grupo de melhores amigos. Profissionais antes professores e colaboradores, hoje tornaram-se grandes amigos. Cada um com sua peculiaridade, do seu jeitinho, mas sempre tendo alguma mensagem ou ensinamento a ser passado, desde o nosso grande símbolo o querido porteiro (seu Zé) que nos recebia com um sorriso estampado no rosto e uma frase que tornou-se jargão eternizado: “Bom dia, Cabra!”, passando pela cantina, secretaria, até as salas de aulas”, disse emocionado Rennan.
Ele destacou que na época estudou na Promove, em cada canto o que se via e sentia da escola era carinho, amor, dedicação e muita entrega. “Não por acaso, a instituição sempre ocupou e ocupa os primeiros lugares em tudo que participa, altos índices de aprovações em vestibulares etc”, disse.
“Eu, tive a honra de experienciar um pouco de tudo isso, hoje, só me resta louvar e agradecer primeiramente a Deus e a Virgem Maria, depois a minha família (em especial os meus pais) e as instituições educacionais por onde passei, Balão Magico e Escola Promove.
Hoje, tornei-me advogado graças a tudo isso já exposto, carregando em mim um imenso sentimento de gratidão a todos esses que anteriormente citei”,reconheceu Rennan.
“Obrigado aos docentes, discentes e colaboradores em geral por toda paciência que comigo tiverem. Concluí o meu ciclo como aluno, porém, como colaborador continuar enquanto vida tiver”.
“Encaminhando ao final da minha fala, faço-vos um pedido, continuem desenvolvendo com tamanho esmero e maestria essa arte de educar, que transcende o saber cientifico, nos faz livre, nos faz pensar e principalmente, nos leva a lugares que jamais imaginávamos. Nunca deixe que essa essência que exalou a 30 anos pare exalar, mais que isso, façam com que ela possa sempre multiplicar”.
“Parabéns pelos 30 anos de contribuição efetiva direta na educação do nosso município!” finalizou o advogado Dr. Rennan.