Durante assembleia realizada na manhã do último dia (24/9), no auditório do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), no Setor 33, no Projeto Formoso H, na zona rural do município, foi realizada a fundação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, a aprovação do estatuto e a eleição e apuração e posse da primeira Diretoria e Conselho Fiscal da entidade.
A reunião contou com a presença de diversos produtores, e com representações da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Codevasf, DIF, Frutas Oeste e Banana Bahia.
Por unanimidade o produtor rural Ervino Teobaldo Kogler, 46 anos, foi eleito o primeiro presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, que terá sua sede no Setor 33. Técnico em Agropecuária, produtor de banana e citros no Formoso há 14 anos, ele terá o desafio, junto com a mesa diretora de construir os primeiros passos do sindicato, que será a principal ferramenta de defesa e apoio aos produtores rurais do município.
Ervino afirma, que o Sindicato foi criado no Projeto Formoso, no entanto vai atender todos os produtores do município de Bom Jesus da Lapa. “Qualquer pessoa que tenha como sua renda principal a agricultura pode se associar e ter acesso aos benefícios que a instituição vai trazer”, destaca
“O primeiro objetivo após a conclusão dos trâmites legais da fundação que não são poucos ,vamos buscar assistência técnica a todos os produtores do perímetros através de parcerias com a FAEB e o SENAR. O Sindicato pretende estar sempre de mãos dadas com o Distrito de Irrigação Formoso, bem como a Codevasf , já que ambos foram de extrema importância na constituição do Sindicato representados pelo Sr. Antônio Márcio e Harley Nascimento”, frisou.
O novo presidente finalizou a sua fala destacando, que todos acreditam que Sindicato será uma instituição forte e com muitos associados, aberto a todos os produtores.
A criação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa representa um dos grande avanços para os produtores, que alem de organizar a classe em defesa dos interesses do campo, será capaz de construir parcerias com a FAEB, Senar Sebrae, trazendo cursos para o município. Além de parceria com outros Sindicatos e órgãos da região e do estado, pensando no setor rural.