Um levantamento preliminar da 38ª CIPM indica que Bom Jesus da Lapa apresenta redução do número de acidentes de trânsito, em comparação com o ano passado. O levantamento mostra que em 2017 foram registrados 349 casos, e em 2018 caiu para 255, já em 2019, a polícia registrou 190 casos até o momento.
De acordo com o Tenente Coronel Normanha, que falou com o jornalista Fernando Abreu na manhã desta quarta-feira(25), sobre a Semana Nacional do Transito, a queda dos índices de acidentes no município é fruto das ações da Polícia, que tem realizado diversas ações por meio das blitzes. Ele afirma que o maior número de ocorrência registrada no município está vinculado aos condutores que conduzem seus veículos sem estarem devidamente habilitados, e com o porte legal dos documentos do veículo. “Esses são os casos mais corriqueiros nas notificações. Inclusive, a gente torna a lembrar a população que muitos condutores foram notificados. Muitas vezes essas notificações não chegam em suas residências, mas quando você for fazer o emplacamento do seu veículo estará constando essa notificação”, disse.
Sobre os acidentes, o Comandante lembrou, que foi uma preocupação do Secretário de Saúde, 3 anos atrás, diante das despesas que eram muito grandes com os acidentados, diante do grande número de casos, com deslocamentos de ambulâncias para outros centros. E em função disso, a polícia intensificou as operações de trânsito, provocando uma redução foi constante nesse período.
Normanha destacou, que ainda existe uma preocupação, que é em especial as rodovias estaduais, especialmente na região do Projeto Formoso para Serra do Ramalho, onde muitos condutores andam de forma irresponsável. “Nós já fizemos operações nessa região, e em um só dia a polícia aprendeu umas 100 motos, todas com restrição, e muitas os proprietários não estão vindo buscar, há mais de 3 meses, e nós estamos encaminhando para o pátio de Santa Maria da Vitória. Esse ano nós já conduzimos para Santa Maria da Vitória mais de 300 veículos”, relatou.
Já sobre a municipalização do trânsito, que é uma das grandes cobranças da população, o Coronel afirmou que o projeto vai oferecer mais condições de organização do transito e dará mais condições de trabalho para a Polícia Militar. “Porque um agente fixo fazendo esse trabalho, ajuda a polícia com a diminuição de infrações no transito no município”, frisou.
Sobre a questão da municipalização do trânsito, o presidente da Câmara Miguel Leles também falou sobre o tema, já que a Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa aprovou o projeto. Ele destaca que a violência no trânsito aumenta em todo o país, e no município precisa de mais organização e de maior consciência por parte dos condutores. “Infelizmente tem condutores, tanto de moto como de carro, mal educados, que tanto coloca a vida dele em risco, como coloca a das outras pessoas” disse Miguel.
Miguel afirmou que a Câmara aprovou a lei de municipalização, o TRANSLAPA, e todas as propostas encaminhadas para a Casa de interesse do transito do município. Só ele lembrou, que a situação ainda não foi resolvida, porque o prefeito solicitou ao Detran da Bahia o projeto de trânsito, já que tem que ter um estudo do transito da cidade feito pelo órgão estadual. “Só que infelizmente o Detran vem tardando em fazer esse estudo em nossa cidade, e está também tardando a lei municipal de transito. Mas o nosso papel é cobrar, para que essa lei seja cumprida em nossa cidade”, destacou.
A desorganização do transito de Bom Jesus da Lapa é uma das grandes reclamações dos moradores e dos visitantes que precisam circular ou estacionar veículos em alguns pontos da cidade, com a falta de educação de muitos motoristas e espaço, especialmente nos períodos da romaria.