Aconteceu nesta semana, em Feira de Santana, nos dias 16 e 17, uma reunião técnica de alinhamento de procedimentos para execução dos PAAs, tanto na modalidade alimentos quanto na modalidade leite. A Secretaria de Agricultura de Bom Jesus da Lapa, Marcos Haiala participou do evento.
A reunião foi promovida pela Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social e foi voltado para todos os cerca de 300 municípios do estado que aderem ao programa de aquisição e distribuição dos alimentos.
De acordo Marcos Haiala, o programa foi renovado e seguirá no município, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar e para a alimentação de várias instituições, escolas e creches.
O PAA tem duas modalidade – Alimentos e Leite – e funciona com duas ações estratégicas: na primeira etapa, agricultores familiares vendem seus produtos ao Governo da Bahia e/ou à prefeitura municipal. Na segunda, os alimentos e o leite são doados a famílias em situação de vulnerabilidade social, creche, escolas e abrigos de idosos, por exemplo. Os recursos do programa são do Ministério da Cidadania e do Governo da Bahia.
“O PAA é um instrumento de fortalecimento da agricultura familiar. Impedimos o êxodo rural, garantimos trabalho e renda dignas às pessoas que vivem na zona rural, e ainda mostramos aos mais jovens que é há dignidade na vida do agricultor familiar. Para além disso tudo, o PAA garante alimento de qualidade, livre de agrotóxicos, para a nossa população”, afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, na abertura do encontro. A superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, também esteve no ato.
Esse foi o segundo encontro do ano realizado com quem atua diretamente no PAA. Em março, também em Feira de Santana, uma reunião de balanço foi realizada. Agora, com os novos contratos, a reunião serviu para alinhar e orientar os participantes. O objetivo destes encontros, promovidos pela Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, é aprimorar a execução do programa na Bahia.