A 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa iniciou nesta quarta-feira (11), a “Operação Romaria da Soledade”. O objetivo da operação é levar mais segurança à comunidade lapense e aos visitantes, bem como coibir o cometimento de crimes durante o período da A Romaria de Nossa Senhora da Soledade, que teve início no último domingo(08), e segue até o dia 15 de setembro, dia da festa. Durante os 7 dias de novenário, a cidade receberá visitantes de várias partes do Brasil.
A Polícia Militar atuará de forma preventiva e ostensiva, reforçando o policiamento durante no período do evento. Durante a Operação, serão empregados policiais no radio-patrulhamento, moto-patrulhamento e policiamento ostensivo à pé, realizando blitz e abordagens a pessoas e veículos.
Segundo o Comandante da 38ª CIPM, Tenente coronel Normanha, já foi montado próxima a Esplanada do Bom Jesus da Lapa uma plataforma de observação, que será responsável pelo monitoramento da área, igual foi feito no período da romaria do mês de agosto. “Observando em todo raio da Esplanada com vídeo monitoramento, capaz de fazer o reconhecimento facial de pessoas suspeitas”, disse.
Ele destaca ainda, que a Base Móvel da Polícia Militar também já está pronta, como o policiamento motorizado, a pé, veículos e o Serviço de Informação. Que garantirá a paz, a segurança e a tranquilidade dos Lapenses e romeiros.
Além do efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil, e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Estadual, Rondesp e Cerrado também apoiarão as ações de segurança no município.
A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, que participam para agradecer por graças alcançadas ou para pedir bênçãos e graças, pela intercessão dos santos católicos.