Escolas Culturais dá uma pausa nas atividades em Bom Jesus da Lapa e outras cidades

0
GrupoSCosta-350x250px

WhatsApp-Image-2019-04-07-at-12.01.04-2
Em Bom Jesus da Lapa o projeto funcionava no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães/Foto: Reprodução

O Projeto Escolas Culturais foi implementado em 85 municípios do Estado, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade. A ação teve como objetivo dinamizar a cultura nos Territórios e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social. Trata-se de uma ação do Governo da Bahia, através da inciativa interinstitucional das Secretarias de Educação, Cultura e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e executada pelo Instituto de Ação Social pela Música – IASPM.

Foram 16 meses de execução do Projeto e nesta 1ª Edição somou expressivas realizações e conquistas junto à comunidade escolar e a sociedade em todos os municípios contemplados. Nesse período foram integrados diversos públicos nos cerca de 1.700 eventos culturais, envolvendo os Projetos Estruturantes, outros estudantes, familiares e diversos grupos e/ou artistas locais, dinamizando e promovendo a cultura em um excelente trabalho desenvolvido pelos Coordenadores Culturais em cada município.

Ressaltando que o Projeto Escolas Culturais também abriu espaços para a juventude e a sociedade se apresentarem e tratarem de temas atuais como suicídio, automutilação, drogas entre outros, temáticas que foram conduzidas em diálogo com diversas expressões e linguagens artísticas culturais e, ao mesmo tempo, organizando e promovendo articulação entre escola e a Rede de Proteção Social para somarem força no abrigo e cuidado dos casos identificados nos municípios de atuação.

Os resultados do conjunto combinado dessas ações foram riquíssimos do ponto de vista de uma ação social pública. A excelente execução desse trabalho, pelo IASPM – Instituto de Ação Social pela Música possibilitou, agora, o Estado publicizar esse serviço, para dar continuidade a essas atividades, o que trás muita satisfação.

O Instituto de Ação Social pela Música manteve-se executor das atividades em campo até o dia 30 de agosto de 2019, data que também foi o último dia de atividades do Coordenador Cultural. Informamos que a continuidade do Projeto está sendo providenciada pelo Governo do Estado e a execução será de responsabilidade de outra instituição. Informações da Criativa Online.