Senador vai pedir impeachment de Ricardo Salles no STF

0
GrupoSCosta-350x250px

REFILE - CORRECTING GRAMMAR  Ricardo Salles incoming minister of the environment, is seen at the ceremony of delivering the certificate acknowledging the victory of the presidential election to Jair Bolsonaro (not pictured) in Brasilia, Brazil December 10, 2018. REUTERS/Adriano Machado ORG XMIT: BSB113

O Presidente da Comissão de Meio Ambiente no Senado, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) vai pedir o impeachment do ministro Ricardo Salles no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o parlamentar, o chefe do Ministério do Meio Ambiente cometeu crime de responsabilidade nas suas decisões no cargo e cometeu atos incompatíveis com a função “ao perseguir agentes públicos”.

De acordo com o blog Painel da Folha de S. Paulo, o presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard, pediu demissão, em abril, após o ministro ameaçar investigar agentes públicos perante a uma plateia de ruralistas.

Além disso, Contarato aponta que Salles infringiu a Constituição ao alterar a governança do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que reúne representantes do governo e de Organizações Não-Governamentais (ONGs) para discutir as políticas ambientais no país. O senador afirma ainda que o ministro não puniu responsáveis por autorizar a exploração na área de proteção de Abrolhos, no sul da Bahia.