Com o objetivo de unir forças com os proprietários e motoristas de Vans da região e do Brasil, o Prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo, está em Brasília-DF participando das mobilizações contra a Lei 13.855 que foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 9 de julho. De acordo o gestor, a nova proposta penaliza pais e mães de famílias que trabalham no Transporte Coletivo Alternativo de todo país, que precisam de uma atenção especial do governo federal, e não de medida que punam a categoria, especialmente no atual momento de dificuldade que vive o país.
Ítalo destaca ainda, que a categoria sabe que existe a necessidade da regularização dos transportes mas não pode ser a sim da noite para o dia, sem levar em conta a realidade. E que o aumento nas punições e dificuldade de regulamentação favorecem o monopólio das grandes empresas de ônibus, “o que vai deixa muitos trabalhadores sem ter de onde tirar o pão para sustentar a família”, disse.
O movimento foi organizado voluntariamente por cooperativas e motoristas autônomos de várias partes do país, contra as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que tornam mais rígidas as punições para o setor. Eles pedem a regulamentação da atividade e a revogação da Lei nº 13.835/2019.
A concentração de veículos aconteceu no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Por volta das 9h, eles saíram em carreata com destino à Esplanda. Os manifestantes se reuniram em volta de um caminhão de som em frente ao Teatro Nacional, onde foram proferidos discursos. De lá, seguiram a pé até a Câmara dos Deputados, onde continuaram o protesto.