Motoristas de transporte alternativo (vans, ônibus e carros de linha) da região de Bom Jesus da Lapa suspenderam suas atividades na manhã desta terça-feira (20) em protesto a modificação a artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovada pela Lei 13.855/19, que aumenta a punição para os transportes alternativos. Com bloqueios de vias em Serra do Ramalho, Sítio do Mato, São Félix do Coribe e Coribe.
Os atos começaram a ser realizados na região de Guanambi na manhã desta segunda-feira(19), com bloqueio de vias no municípios de Caetité, Palmas de Monte Alto, Brumado, Candiba e Igaporã, com a adesão de vários motorista de Bom Jesus da Lapa.
E de acordo os organizadores, os atos mobilizaram mais de 800 motoristas, que só voltarão a circular normalmente na quinta-feira (21). Enquanto os protestos continuam acontecendo na região de Guanambi e Bom Jesus da Lapa, outro grupo foi para Brasília, onde somam forças com transportadores de outras regiões do país para a na realização de uma grande manifestação na Capital.
Os manifestantes usam camisas e bandeiras com frases como – “Não queremos ser ilegal, me ajude a ser legal. Deixa a gente trabalhar” e “Da união nasce a força”.
Pela medida se torna infração gravíssima “conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares, na forma estabelecida no artigo 136”, e de “transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente”.