Em mais um ciclo de Romaria do Bom Jesus e de grande movimento de turistas na cidade, a Vigilância Sanitária Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Diretoria de Vigilância em Saúde, iniciou nesta quinta-feira(1), as ações da Barreira Sanitária.
A ação está sendo feita na entrada da cidade, no Cristo da chegada, e segue até o dia 05 de agosto, final da romaria. E conta com profissionais da Atenção Básica (NASF e Agentes Comunitários de Saúde ), Secretaria Municipal de Turismo, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Obras, e alguns voluntários (alunos da Escola Técnica de Enfermagem São Raphael) fazem parte da equipe.
Essa ação, que mais uma vez acontece na Romaria, tem o intuito de abordar o maior número de romeiros e visitantes que chegam em Bom Jesus da Lapa.
A Barreira Sanitária foca seus trabalhos em informações sanitárias e educação em saúde, como forma de promover, prevenir, e proteger a saúde da população, controlando assim os riscos à saúde através de abordagens e vistorias de veículos (ônibus, caminhões e vans).
Através da ajuda da Polícia Militar e com o apoio do Ministério Público Estadual, uma blitz é realizada no local para que os transportes de passageiros possam parar e seguir atentamente as recomendações da equipe que é liderada pela Vigilância Sanitária.
O horário da barreira é dividido em três turnos, das 8h às 13h, das 13h às 18h e das 18h às 22h.
O objetivo dessa iniciativa é orientar os romeiros sobre alguns cuidados que devem ser tomados durante esse período do ano na cidade, a exemplo de orientações de como agir quando for visitar o rio São Francisco, cuidados pessoais, pontos turísticos da cidade, orientações sobre higiene tanto para os romeiros como para os motoristas para evitar que doenças causadas por viroses sejam disseminadas e não prejudique a saúde dos romeiros. E efetua a distribuição de kits contendo sais de reidratação oral, sacos de lixo, preservativos, folhetos educativos e o guia turístico. Além disso a barreira serve também para contabilizar a quantidade de romeiros que chegam na cidade. Com informações da ASCOM.