Partindo da compreensão de que a criança desenvolve seu processo de leitura a partir do acesso que tem, desde a fase inicial de vida, ao objeto livro em seus mais variados formatos e que a aquisição da prática leitora se dará pela constância com que a criança tem com os textos literários, a equipe pedagógica da Escola Promove Junior, por meio das professoras Margarethe Nunes e Raíza Daiane, promoveu na manhã desta quinta-feira(30) um momento especial aos pequenos estudantes do Infantil II, com uma visita à Biblioteca Municipal de Bom Jesus da Lapa.
Na visita os pequeninos tiveram o primeiro contato com o ambiente de uma biblioteca, e conheceram a riqueza das obras e as infinitas possibilidades de entretenimento que os livros promovem por meio da leitura associada com as imagens.
De acordo a professora Margarethe, a criança que tem o hábito da leitura internalizado e mantém contato com a literatura desde os primeiros anos de vida é beneficiada em diversos aspectos importantes para a sua formação integral, como o aprimoramento do aprendizado, a pronúncia das palavras, a relação com os sentimentos e também a comunicação com as pessoas ao seu redor.
Neste sentido, a professora Raíza destacou também, que a partir do momento em que a criança tem acesso ao mundo da leitura, faz novas descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que a cerca. Nesse cenário, os professores precisam atuar em sintonia, possibilitando novas descobertas.
Segundo os especialistas, as atividades de leitura devem ocorrer desde os primeiros dias de aula, mesmo com crianças que ainda não conhecem nenhuma letra, pois, por meio da visão e da audição, elas realizam a leitura de ilustrações e acompanham a leitura do texto feita pelo professor. Nessa fase inicial, em contato com os livros, elas aprendem a manuseá-los, a reconhecer suas formas, a perceber a diagramação e iniciam suas experiências com os modos de composição textual.
Para finalizar a visita à Biblioteca, as professoras destacaram a importância da comunidade em geral para conhecer esse espaço da nossa cidade para fazer pesquisas, leituras, bem como a doação de livros.
Veja as fotos da visita: