Durante a primeira Assembleia do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habithat), o representante do Brasil, Eures Ribeiro, Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), defendeu a mobilização de recursos para pequenos municípios. “Nosso objetivo é fortalecer a troca de experiências no sentido de aumentar a capacidade de mobilização de recursos locais e reverter em melhores serviços urbanos. Trabalhamos para fortalecer a agenda das cidades intermediárias e pequenas da América Latina”, disse Eures, que também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Bom Jesus da Lapa.
O evento aconteceu no escritório da agência da ONU, em Nairóbi, no Quênia, com a participação de 113 países. Foi iniciado na última segunda-feira (27) e encerrado nesta quarta (29), com tema “Inovação para uma melhor qualidade de vida nas cidades e comunidades”. No encontro foi discutido, entre outros assuntos, os desafios da urbanização.
Aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 2016, a Nova Agenda Urbana visa estabelecer uma visão comum e padrões globais voltados ao desenvolvimento urbano para as próximas duas décadas. A proposta abrange ainda a ideia de oferecer uma mudança de paradigma na forma como pensamos, construímos e gerenciamos as cidades, em especial, o acesso à moradia adequada e ao direito à cidade.