A Câmara de Bom Jesus da Lapa aprovou na manhã desta terça-feira(28) um requerimento de autoria do vereador Neto Magalhães(DEM), que solicita da prefeitura a realização de campanhas que busque combate a leishmaniose, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, que seja capaz mobilizar toda população.
Justificando o pedido, o parlamentar destacou que inúmeros casos de leishmaniose já foram registrado esse ano na cidade de Bom Jesus da Lapa, levando a morte de várias pessoas. “Por isso é preciso tomar uma providência, e fazer uma campanha junto a SUCAN, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde que é a principal. E interagir com a sociedade, para tentarmos erradicar essa doença. Precisamos que a prefeitura faça alguma ação de combate a essa doença, que está causando muitos prejuízos a vida das pessoas”, frisou.
Neto lembrou ainda, que compete a a prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária fazer ações de prevenção e controle da leishmaniose. Doença infecciosa que é transmitida aos cães e ao homem pela picada mosquito-palha. Que pode ser fatal para cães, crianças e idosos. “Por isso é de suma importância que o assunto seja resolvido, e sejam estudadas ações concretas de controle “, finalizou.
A Doença
A Leishmaniose visceral ou Calazar é uma doença causada pelo protozoário da família Trypanosomatidae e pertencente ao gênero Leishmania. A transmissão da doença é através da picada de insetos hematófagos, aqueles se alimentam de sangue, do gênero Lutzomya e Phlebotomus. Este tipo de Leishmaniose é considerada a mais grave e se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 90% dos casos.
Contágio e Sintomas
O parasita migra para os órgãos viscerais do hospedeiro atingindo o fígado, baço e medula óssea, causando sintomas graves, que podem levar à morte. O indivíduo pode apresentar febre, perda de peso, fraqueza, aumento do baço e do fígado, nódulos linfáticos inchados, anemia, problemas renais, alterações pulmonares, tosse seca, descamação da pele e queda dos cabelos. O período de incubação da doença é muito variável: entre dez dias a 24 meses.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é realizado combinando os signos clínicos com os testes serológicos e parasitológicos.
O calazar é uma doença tratável e curável. Todos os pacientes diagnosticados precisam de tratamento rápido e completo, e aqueles que são curados quase sempre desenvolvem imunidade vitalícia.
Prevenção
Proteção individual, com utilização de repelentes, utilização de mosquiteiros, telagem das janelas, uso de inseticidas; construção de casas a uma distância de 500 metros da mata, eliminação dos reservatórios, tratamento
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.