Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa (AgBJLapa) realizou na última semana, uma operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no combate à pesca predatória no rio São Francisco.
Denominada de Operação Carranca, a ação teve a finalidade de coibir as atividades de pesca predatória nos municípios de Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Malhada e Iuiú que se encontram em período de defeso (proteção nas fases mais críticas dos ciclos).
Conforme o Capitão-Tenente (AA) André Luiz Moura Mateus, durante a operação, a equipe de Inspeção Naval da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa também executou as atividades de competência da Autoridade Marítima, fiscalizando as embarcações de pesca abordadas. “Esta Ação conjunta exemplifica a importância da operação interagência como elemento fundamental no combate ao ilícito nas águas jurisdicionais brasileiras”, destacou.
Participaram da operação quatro militares da Marinha do Brasil e três Agentes do IBAMA, incluindo a equipe de inspeção naval e uma lancha da AgBJLapa. Ao todo, foram abordadas 17 embarcações de pesca, sendo uma delas notificada pela Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.