A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi realizou mais uma apreensão envolvendo em torno de 30 pássaros que estavam cativos em um criatório clandestino na zona rural de Guanambi. A ação aconteceu nesta terça-feira (09) e foi realizada após denúncia anônima.
Os animais estavam em 16 gaiolas e no mesmo local os agentes encontraram 3 armadilhas. Entre os pássaros apreendidos, alguns estão em ameaça de extinção e outros característicos da região, como cardeais, canários da terra, sabiá, pássaro preto e azulão. Todos foram devolvidos ao seu habitat natural. Na ação ninguém foi detido. Segundo os agentes, o proprietário evadiu do local no momento que percebeu a presença da equipe.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Hélio Pereira (Lelé), já foram realizadas várias operações de fiscalização no município neste ano e centenas de pássaros silvestres foram libertos.
Denunciei
Os cidadãos podem auxiliar o poder público, entrando em contato com o Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria, realizando denúncia através dos números de telefone: 3451-8705 ou 9 9999-5521, onde será garantido o total sigilo do denunciante.