Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) trabalharam durante a última semana, com metodologia de investigação do subsolo de oito bairros da cidade de Bom Jesus da Lapa. O objetivo principal foi identificar, por intermédio de sondagens a percussão, as características das camadas de solo e sedimentos que compõem o terreno em profundidade. A investigação foi solicitada pela Defesa Civil da Bahia, após o aparecimento de rachaduras em algumas residências.
Os pesquisador do CPRM iniciaram os testes de penetração no último dia 25 de março, com os teste da geofísica no bairro São Gotado, a fim de descobrir se no subsolo existem camadas com baixa capacidade de suporte, que poderiam contribuir para a deformação das edificações em superfície. A depender do resultado, poderá ser marcado uma nova análise, ou aprofundado os estudos de imediato, segundo a empresa.
A investigação contou com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto(SAAE), da Secretaria Municipal de Obras, Guarda Municipal, e Defesa Civil do município.