As aulas do Colégio Modelo de Bom Jesus da Lapa foram suspensas nesta sexta-feira (22). Os servidores aderiram ao dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, e realizaram um dia de debate sobre o tema. Já os estudantes participaram de um Simpósio em reflexão ao Dia Mundial da Água, com foco no Rio São Francisco.
O projeto de Reforma da Previdência apresentada pelo governo, ao Congresso Nacional, por meio da Proposta de Emenda Constitucional – PEC n.º 6/2019. Para os professores proposta penaliza os profissionais do Magistério, que hoje podem se aposentar aos 55 anos e com 30 anos de contribuição, passarão a ter o direito apenas com 60 anos de idade. “Para nós professoras, a proposta é ainda mais cruel, teremos que trabalhar mais 10 anos, passando de 50 para 60 anos de idade, e contribuir ao longo de 30 anos para conquistar a tão sonhada aposentadoria, hoje são 25 anos. Essa proposta, se aprovada, será um sacrifício que matará aos poucos a nossa classe, que já é tão sofrida e desvalorizada”, afirmou.
Além de Bom Jesus da Lapa, várias ações foram o promovidas, nas cidades brasileiras, em protesto a Reforma da Previdência proposta pelo atual governo – como panfletagens, atos, manifestações e assembleias.