O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU no dia 22 de março de 1992. A data é destinada à discussão sobre a relação homem e água e abordagem de temas como conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição e escassez.
Tendo como principal objetivo a proteção e revitalização do Rio São Francisco, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta sesta sexta-feira (22) uma programação especial, em Bom Jesus da Lapa, para marcar o Dia Mundial da Água. O município, que faz parte do Médio São Francisco baiano, sedia a 2ª Superintendência Regional da Companhia. O evento foi realizado em parceria com o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, escola pública estadual, e a Marinha do Brasil.
A programação contou com a realização de um Simpósio “Água do São Francisco”, para alunos, professores e comunidade em geral, com a participação e apoio do Colégio Modelo, da Agência Fluvial da Marinha do Brasil de Bom Jesus da Lapa e Câmara de Vereadores.
As ações da Codevasf relacionadas à revitalização do rio São Francisco foram o foco das das discussões, apresentadas pelo Superintendente da 2ª Superintendência Regional da Companhia em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavir, falando também sobre sistemas de esgotamento sanitário.
Harley destacou, que a 2ª Superintendência tem promovido ações diversificadas no Vale do São Francisco, na abrangência dos 88 municípios de jurisdição do órgão. Frisando a importância da parceria da Codevasf com os municípios para a recuperação de nascentes do Velho Chico.
Representando o legislativo, o presidente da Câmara Miguel Leles, pontuou a importância do Simpósio para o fortalecimento das ações em defesa do rio São Francisco, lembrando que toda população precisa está envolvida na causa.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, afirmou que as ações em defesa do rio São Francisco precisam ser construídas dia dia, onde todos precisam rever seus conceitos, e internalizar a importância do rio.
Dando continuidades as apresentações, o Comandante da Agência Fluvial da Marinha do Brasil de Bom Jesus da Lapa, André Luiz Moura, destacou a história, atribuições e importância da Agência Fluvial para o rio São Francisco, com a jurisdição de fiscalizar 91 municípios da região oeste, limitando com os Xique-Xique e Carinhanha.
Já o senhor Otacílio falou um pouco do São Francisco, e chamou a atenção da nova geração,lembrando que os jovens precisam conhecer a cultura e a realidade do rio São Francisco.
Veja mais fotos do evento na página do site Notícias da Lapa no Facebook.