Em alguns momentos, as pessoas querem poder apagar as mensagens que enviam por aplicativos de comunicação. Em 2017, Mark Zuckerberg liberou no WhatsApp a opção “apagar mensagem para todos”.
Essa função no WhatsApp permite que você delete a mensagem em até 3 minutos depois de tê-la enviado desde que o destinatário não tenha aberto a conversa antes de você optar por remover a mensagem.
Um site espanhol chamado Android Jefe descobriu que há uma falha no sistema do aplicativo que faz com que seja possível recuperar a mensagem removida por meio desse recurso de apagar para todos. Para isso, é preciso que a pessoa tenha um aparelho Android e habilite as notificações para a conversa.
Quem utilizou a ferramenta “apagar mensagem para todos” no aplicativo, mesmo que apenas para testar o recurso, pôde perceber que ao fazer isso, no lugar do conteúdo enviado, ficou o seguinte texto: “Esta mensagem foi apagada”, que é onde se encontra a brecha do sistema.
O usuário remove a mensagem, porém, as informações continuam registradas no sistema.
1. Mantenha as notificações da conversa ativadas
Depois disso, é só visualizar a mensagem através da barra de notificações. De qualquer forma, é preciso ver a notificação antes de a mensagem ser removida; caso contrário, apenas será exibido o aviso “esta mensagem foi apagada”.
2. Apps dedicados
Aplicativos como o Notification History Log e o Notification History 4.3 podem ajudar nessa tarefa. Ambos buscam o registro original da conversa do WhatsApp, tornando possível acessar o que foi recebido mesmo após constar como mensagem apagada.
Após o download e a instalação, basta abrir o aplicativo e buscar a última notificação de mensagem recebida, em seguida procurar por “android.txt”, e pronto: você já pode ver o conteúdo do texto.
Esses métodos só podem ser realizados mediante algumas condições:
>> O smartphone não pode ter sido desligado/reiniciado quando recebeu a mensagem.
>> Visualizar a notificação antes de a mensagem ter sido removida.
>> Fotos não podem ser visualizadas após apagadas.
>> Somente os 100 primeiros caracteres podem ser vistos.
Com informações do TecMundo!