O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) formou 219 alunos de escolas da rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira(19), na Gruta de Nossa Senhora da Soledade e reuniu, além dos formandos, professores e pais de aluno, do Ten Cel. Luiz Augusto Normanha, Comandante da 38ª CIPM, Dom João Cardoso, representantes do poder público municipal Dr. Gildásio Jr., Edna Oliveira, Ricardo Dourado, Adson Pereira e o vereador Zezinho Duarte, Comandante Cap. André Matheus da Marinha, Sargento Medeiros GM, Pró Ivan representando a UFOB, Lucas Cotrim da Loja Maçônica Luz e Liberdade, Dr Edvaldo Araújo, presidente da Subseção da OAB de Bom Jesus da Lapa e Policiais Civis e militares.
É a segunda formatura do ano realizada pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e a Polícia Militar, tendo como objetivo mostrar às crianças do 5º ano do ensino fundamental os malefícios das drogas e da violência. No primeiro semestre foram formados 405 estudantes, e agora no segundo semestre 219, chegando em 2018 a 624 formatura no município.
De acordo com o Tenente Coronel Luiz Augusto Normanha de Carvalho, comandante da 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa, desde o início, a proposta foi levar uma conscientização envolvendo a escola, a família e a Polícia Militar. A ideia é passar uma informação positiva sobre ficar longe das drogas. Uma mensagem de que elas podem ser cidadãos saudáveis e responsáveis”, comentou o oficial.
Representando o Prefeito Eures Ribeiro, Gildásio Jr falou da parceria da PM com a Prefeitura, e destacou que o Proerd busca prevenir o uso de drogas e a violência entre os jovens, tendo um papel importante no município de Bom Jesus da Lapa.
O Secretário Municipal de Educação, Adson Pereira, falou da importância de levar pra educação e sociedade um Programa de grande relevância para os alunos e a participação da família e da escola na formação de cidadãos melhores.
Já Dom João Cardoso frisou, que o Proerd é um programa de prevenção e educação em relação as drogas e violências. E que tem um papel importante na área da prevenção, considerando a situação vivenciada pelas comunidades, especialmente com as famílias mais vulnerável, trazendo bons resultados.
Ao final da cerimônia foram sorteados vários brindes e o Bispo Dom João Cardoso deu a benção final.
O Proerd é um programa da Polícia Militar em parceria com a prefeitura e as escolas com o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes. Ele é desenvolvido quando os estudantes ainda estão no quinto ano, como forma de evitar o seu primeiro contato com as drogas.
Veja mais fotos da formatura na página do Site Notícias da Lapa no Facebook.