Durante o incêndio que destruiu o depósito da Loja do Shopping 10, em Bom Jesus da Lapa, na madrugada desta sexta-feira(07) e que só foi controlado por volta das 9h da manhã, mostrou a necessidade urgente de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade de Bom Jesus da Lapa. O assunto voltou a ser o principal tema de discussão pelos moradores na manhã de hoje.
De acordo os vizinhos do local, o fogo começou por volta de 1h da madrugada, e a situação não foi pior, porque a Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa foi acionada. O Capitão André Luiz Moura Mateus e o Segundo-Sargento Jorge Cristiano Windisch, juntamento com o empresário, Elizeu de Carvalho, que também tem comercio na avenida, entraram em contato com a gerente do Shopping 10. O comércio foi aberto, e os três entraram no prédio, que já estava em chamas, tiraram grande parte do material, evitando que o fogo passasse para o andar de baixo, e para os outros estabelecimento vizinhos. E já por volta das 2h da manhã buscaram apoio do SAAE, e de outras autoridades.
Diante da complexidade do incêndio, em um prédio de difícil acesso, ladeado de diversos outros comércios e do material de alta combustão no interior do edifício ficou evidente que precisaria naquele momento de uma equipe especializada, pois o volume de água usada foi grande e outros instrumentos deveriam ser usados. Os trabalhos iniciaram às 3h30, e por volta das 4h já tinha carro-pipa jogando água, combatendo as chamas de forma improvisada.
A ação contou ainda com a mobilização do Diretor do SAAE, Gerson Nunes e de toda equipe da Estação de Tratamento de Bom Jesus da Lapa, que ajudou no carregamento dos pipas. Vários moradores de forma voluntária, se juntaram à frente do trabalho de controle das labaredas, correndo riscos. Todos queriam ajudar. Como foi o caso do senhor Valdemar Nunes e Toninho da Capoeira, que subiram no prédio e quebraram as laterais do edifício para poder jogar água.
Até os comércios próximos ao local, como a Casa Costa, ajudaram na ação, e uma pessoa deslocou a clavícula, depois de sofrer um impacto de uma mangueira.
O incêndio da Loja do Shopping 10 foi o terceiro do ano, e mais uma vez a população teve que se mobilizar, sem nenhum tipo de preparo, correndo risco, para evitar o pior.
“Não era para Bom Jesus da Lapa, ainda passar por uma situação dessas, sem nenhuma estrutura preparada para lidar com situações como essa. Uma cidade que tem romaria o ano inteiro, que é o maior produtor de banana do país, e com grande destaque na produção de energia solar, com vários empreendimentos, não ter uma base do Corpo de Bombeiro. Um município tão importante como o nosso, que tem desenvolvido em várias áreas, é lamentável. Precisamos que o nossos políticos se mobilizem, com seriedade por essa causa”, disse o Sr. Marcos dos Santos.
Bom Jesus da Lapa tem uma população estimada de 70 mil pessoas, conforme o IBGE, e recebe anualmente mais de 2 milhões de visitantes, por meio do turismo religioso. No entanto a cidade não possui estrutura própria para suprir a demanda de combate a incêndios, salvamento e atendimento a acidentados, dentre outras atribuições de um Corpo de Bombeiros. O mais próximo do município é Barreiras, que demora quase 5h para chegar no município. Atualmente existe apenas um grupo de bombeiros civis que atua de forma voluntária. O grupo já fez alguns trabalhos para o Santuário no período da romaria e outros para a prefeitura, mas continuam sem apoio ou estrutura para o este tipo de trabalho.