Diversas comunidade Quilombolas da região de Bom Jesus da Lapa participaram, neste domingo(26), do 16º Encontro Anual das Comunidades Quilombolas do Território Velho Chico. O evento foi uma grande confraternização em comemoração ao dia da Consciência Negra, com diversas atividades recreativas, esportivas, culturais, como rodas de capoeira, samba de roda e dança, finalizando com um almoço.
O presidente do Conselho Estadual das Comunidades e Associações Quilombolas da Bahia (CEAQ) e Secretário da Secretaria de Igualdade Racial de Bom Jesus da Lapa, Florisvaldo Rodrigues, no uso da fala, destacou que o povo negro tem conseguido vários avanços, no entanto, a luta precisa continuar em todos os espaços. E parabenizou a luta do povo negro, que mesmo com diversas imposições, nunca perdeu a capacidade de lutar e buscar conquistar o seu espaço de direito.
O evento fez parte das ações realizadas no mês da Consciência Negra, promovidas pela Secretaria de Igualdade Racial do município.
A confraternização possibilitou a interação de diferentes Territórios Quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa, onde diferentes gerações se reencontraram para partilhar um dos momentos importantes da história para grande parte da população, que é representada por negros.
A data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados, símbolo de luta e resistência para a população Quilombola.