Depois de ser preterido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para comandar o Ministério da Agricultura, o ruralista e amigo do presidente, Nabhan Garcia, vai comandar a Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, criada por Bolsonaro. As informações são da Folha de S. Paulo.
A secretaria será subordinada ao ministério comandado pela deputada federal Tereza Cristina (DEM). Além de amigo antigo de Bolsonaro, Nabhan é presidente da UDR (União Democrática Ruralista). Ele era cotado para assumir o ministério, mas o nome não agradou totalmente a bancada ruralista da Câmara, que preferiu Tereza Cristina.
A decisão de criar a secretaria saiu de reunião entre Cristina e Bolsonaro nesta quarta-feira (21), em Brasília. Em entrevista à Folha, Nabhan afirmou que pretende criar um programa de reforma saudável, “sem invasões”.
“Isso não quer dizer que propriedade improdutiva não seja desapropriada para reforma agrária, porque isso está na lei. Vamos fazer reforma com pessoas que têm vocação. Não vai ter mais reforma ideológica”.