Bem Paraná
A tão esperada Black Friday 2018 chegou. Nesta sexta-feira (23), segundo lojistas, vários produtos serão oferecidos ao público com grandes descontos pela internet. E, apesar dos inúmeros apelos feitos por órgãos e entidades de defesa do consumidor, o alerta sobre os cuidados em onde clicar para realizar a compra nunca é demais.
Afinal diante do grande número de transações que devem ocorrer, hackers podem tentar se aproveitar da data para enviar e-mails falsos com grandes ofertas e com links semelhantes aos sites verdadeiros e que imitam até mesmo a interface da loja. Por isso, comprar na internet sempre merece atenção, mas durante a Black Friday os cuidados devem ser redobrados. Essas iscas podem surgir por meio das redes sociais, além do e-mails.
Segundo a especialistas em infraestrutura de Tecnologia da Informação, hackers estão sempre em busca de oportunidades para roubar dados ou enviarem vírus e, nesse período, aproveitam o maior acesso às lojas virtuais para atacar. Por isso, antes de comprar online, é importante manter o PC ou notebook sempre atualizado, conforme recomendação do fabricante.
As atualizações servem, entre outras coisas, para corrigir falhas no sistema que podem evitar possíveis ataques e vírus. Além da atualização, é preciso proteger o computador com um antivírus de qualidade e atualizado.
Iscas que podem ser usadas para roubar dados
Redes públicas
- Cuidado com as redes abertas, elas são gratuitas e pode isso não podem não ser protegidas
Segurança
- Antes de comprar, é importante verificar se o site é seguro. O primeiro passo para isso é não clicar sobre links enviados por e-mail ou aplicativos, ainda que sejam de empresas conhecidas. O certo é digitar o endereço no navegador e verificar se o endereço tem o “S”, no https. Além disso, os portais seguros costumam ter o desenho de um cadeado na barra inferior indicando o sistema.
Porta
- É importante ter instalado no equipamento que será usado para realizar a compra um antivírus atualizado.
Chaves
- Cuidado com as senhas. O indicado é que se use uma para cada cadastro
Bolso
- Proteja o cartão de crédito, para isso desabilite a opção de salvar os dados do cartão no site de compra.
Pagamento
- Na hora de fazer o pagamento, desconfie de lojas que aceitam apenas transferência ou boleto.
Links
- Nas promoções por e-mail tenha cuidado com links recebidos, prefira entrar direto na página da loja,
Aplicativos
- As mensagens de ‘phishing’, envidas por aplicativos, devem ter o endereço verificado antes de clicar em links recebidos.
Redes sociais
- Promoções neste meio exigem cuidado, pois podem direcionar o internauta para possíveis páginas falsas, que visam roubar dados
No carrinho
- É importante ter atenção em cada etapa da compra. A orientação é para fazer o print de cada tela da compra,
Pequenos vendedores
- Lojas menores também podem ter boas ofertas, mas para não cair em ciladas, dê preferência às que têm intermediários como sistema de pagamento, como Moip, PagSeguro, PayPal e Mercado Seguro, que são os mais conhecidos.
Confiabilidade
- O internauta deve verifica se as lojas são pelos sites de reclamações
Cuidado
- Quando for comprar em sites similares, primeiro cheque o endereço virtual (link) da página
Nota de “R$ 3”
- O internauta deve tomar cuidado com páginas de lojas desconhecidas, que podem fazer vendas e não entregar
Mobile
- Nas comprar pelo celular, o mais indicado é que se baixe apenas aplicativos de lojas oficiais e conhecidas
Parece, mas não é
- Ao baixar apps, o internauta deve verificar o nome, desenvolvedor e quantidade de opiniões e buscar estes aplicativos nas lojas oficiais Android ou Apple