A carreta da mamografia começou atender na manhã desta segunda-feira(12), em Bom Jesus da Lapa. O veículo oferece mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e permanecerá no município até o dia 29 de novembro, na praça Marechal Deodoro.
De acordo o Secretário Municipal de Saúde, Marcélio Magno Magalhães da Silva nos 15 dias que o caminhão da mamografia ficará na cidade de Bom Jesus da Lapa, a proposta é atender mais de 2.500 mulheres. “Para organizar melhor o atendimento, nós montamos estratégias por unidade de saúde da família, onde as mulheres vão lá e agendam, para vim no seu dia e não ter desorganização”, disse.
Marcélio destacou, que é importante que todas as mulheres, entres a faixa etárias dos 50 e 69 anos não deixem de fazer o exame, e que os atendimentos serão feitos por Unidade de Saúde. “Foi feito um estudo aqui no município, e nós temos quatro mil e poucas mulheres nessa faixa etária. Então, é importante que as mulheres dentro dessa faixa vão até o posto de saúde, para poder agendar e vir de forma organizada. Fizemos um sistema de organização envolvendo os agentes comunitários de saúde, de busca ativa no município, tanto na sede como na zona rural”, frisou.
“E importante que todas as mulheres nessa faixa etária venham. Nós precisamos nos sensibilizar, aproveitar essa oportunidade. Lembrando que nós já fazemos o exame de mamografia aqui no município, onde todo mês nós deliberamos um quantitativo, só que nesse proporção não, justamente por essa razão, a gente vê a necessidade de maior divulgação. Então o estado, junto com a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou esse evento para a gente conseguir reunir o maior número de mulheres, e que elas estejam protegidas”, afirmou.
O Secretário frisou, que o bom do projeto, é que ele tem o primeiro, segundo e terceira fase. “A primeira fase é o exame de mamografia, a segunda é aquela que parte para outro processo, que é a biopsia. E terceira fase, é a garantia para aquelas mulheres que deram a algumas coisa, do tratamento. Sendo encaminhadas para o Centro de Referência, onde essas mulheres terão o atendimento garantido. E a prefeitura vai garantir as passagens e todas as condições.
A ação é um projeto do governo estadual parceria com a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, que acontece a cada dois anos. Todos os dias serão realizados 140 exames de mamografia, onde serão 70 atendimentos pela manhã e 70 no período da tarde. Os resultados serão disponibilizados depois de 40 dias, e serão entregues pelos postos de saúde.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.