A Câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma importante sessão itinerante na comunidade rural e quilombola de Lagoa das Piranhas para discutir os problemas da comunidade e posteriormente a votação de projetos em benefício dos moradores, solicitando a recuperação da estrada, da ponte e pavimentação das vias públicas da comunidade, e por fim, solução para a questão da água em caráter de urgência.
O presidente da Câmara de Vereadores Miguel Lélis explicou o motivo da presença Câmara de Vereadores e da sessão itinerante, e convidou várias representações da comunidade para fazer parte da mesa de debate.
Antes de inciar a reunião, foi cantado o hino de Bom Jesus da Lapa, e uma apresentação do grupo Laços do Quilombo com a música Pérola Negra de Daniela Mercury.
Durante a sessão itinerante foram aprovados três requerimentos de autoria dos Vereadores Leonel Cardoso(PCdoB) e Miguel Leles(PSL), interesse dos moradores da localidade, solicitando a recuperação da estrada e da ponte que da acesso a comunidade, e tratamento da água consumida pelos moradores em caráter de urgência. Depois das da aprovação, as representações tiveram o direito a fala, onde apresentaram as demandas da comunidade.
O vereador Leonel explicou o motivo da elaboração das reivindicações, destacando a realidade vivenciada pelos moradores, que estão sofrendo com a situação.
O vereador Irmão Romilson (PSC) falou da importância de uma sessão itinerante e relatou algumas dificuldades da comunidade que já são conhecidas e se colocou à disposição.
O vereador Eduardo Filho(PR) ressaltou, que o problema da água e o maior sufoco que a comunidade enfrenta. Já o parlamentar Jair do Leocádio, se mostrou indignado pelo fato de tais requerimentos serem de fácil resolução e o quão demorado está sendo.
A vereadora Andreia(PTN) relatou a importância da união para enfrentar tais demandas. O vereador José Duarte relatou que a sua fala contendo a frase “água é vida” reflete preocupação sobre a questão da água que está impura para o consumo.
O vereador Nerivaldo Rodrigues(PT) se pôs à disposição da comunidade, e que em breve estará buscando junto a Colônia de Pescadores, fazer um levantamento de algumas demandas que beneficiarão os moradores.
A Vereadora Maria Lélis(PPS) ressaltou o seu anseio para a solução das reivindicações, e da importância da Câmara ir até a comunidade.
O Vereador Jair Gomes(PSDB) falou da importância da sessão itinerante, que foi um projeto de sua autoria, e que todo os colegas abraçaram, e assumiram como compromisso. Ele cobrou também mais investimentos por parte da gestão municipal, que precisa priorizar as necessidades do povo.
Já o vereador Zezinho Duarte(PSC), se colocou a disposição da comunidade, e que a casa precisa ir ao encontro das comunidades que mais precisa, e ouvir as necessidades.
Cláudio Pereira Silva, uma das lideranças da Lagoa das Piranhas, relatou a história da comunidade, ressaltando a importância da Lagoa para a formação da comunidade e para a vida dos moradores. Ele lamentou o descaso, pela falta da solução dos problemas e pelos diversos preconceitos sofridos. Já Misael da Conceição Félix, coordenador da Associação, pediu ajuda da Câmara para reconhecer o valor dos requerimentos, para de fato fazer valer o direito dos moradores.
Foi cobrado também a construção de um posto de saúde na localidade.
O representante do SAAE Gerson Nunes falou do processo de estudo da água da comunidade e as várias medidas paliativas que estão sendo tomadas pela Autarquia. .E garantiu que o SAAE está tomando todas as medidas necessárias.
Foi uma sessão dinâmica e que demonstra o espírito democrático da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, enquanto instituição que tem a missão de fiscalizar e aprovar leis de interesse dos cidadãos lapenses.
O presidente Miguel Leles encerrou a sessão fazendo um apanhado de todas as demandas apresentadas e assumindo o compromisso, junto com os vereadores de cobrar celeridade no atendimento das demandas da comunidade quilombola de Lagoa das Piranhas.